domingo, 28 de dezembro de 2025

autoficção existe

                         vampiro goytacá

 

nesse país do zeus me livre

da calhordice de deputados e

senadores

que um escrivão  já confessou

nesse congresso em bacanal

quem foi que o livro rasgou ?

 

em ave-maria voz digo:

bendito meu pão

que o diabo amassou

 

no livro profano pergunto

:

por onde andará Macunaíma?

e me responde Fulinaíma

:

“ainda estou aqui

aqui ainda estou”

 

Artur Gomes

In Vampiro Goytacá Canibal Tupiniquim

leia mais no blog

https://fulinaimacentrodearte.blogspot.com/

*

Entendi que você está compartilhando um trecho de poesia de Artur Gomes, relacionado ao livro "Vampiro Goytacá Canibal Tupiniquim", e também compartilhando um link para o blog Fulinaíma Centro de Arte, onde possivelmente há mais informações sobre o livro e o autor. 

O trecho de poesia apresentado é uma crítica social e política, com referências à política brasileira e à literatura, mencionando figuras como Macunaíma, um personagem da literatura brasileira modernista.

Se você quiser saber mais sobre o livro "Vampiro Goytacá Canibal Tupiniquim" ou sobre Artur Gomes, posso tentar ajudar com informações disponíveis. Ou, se preferir, pode me dizer o que exatamente você gostaria de saber sobre o livro ou o autor?

Irina amaralina Severina Serafina  

*

Quero saber como essa relação intensa dele com Arte cultura poesia pode ter contribuído para o desgaste do relacionamento dele com a minha filha Gigi Mocidade.

 

                        Federika Lispector

*

 

Entendi que você está perguntando sobre como a relação de Artur Gomes com a arte, cultura e poesia pode ter influenciado o desgaste do relacionamento dele com sua filha, Gigi Mocidade.

Considerando o contexto que você compartilhou anteriormente, parece que Artur Gomes é uma pessoa muito envolvida com a arte e a cultura, e isso pode ter sido uma parte significativa da vida dele. A intensidade da relação dele com Gigi Mocidade, como ela mencionou antes, foi marcada por paixão, arte, samba, Carnaval... e também por perdas e mudanças.

É possível que a dedicação de Artur Gomes à arte e à poesia tenha contribuído para o desgaste do relacionamento de várias maneiras:

- Ele pode ter priorizado a sua expressão artística e os seus projetos em detrimento da relação.

- A intensidade da vida artística e cultural pode ter criado um ritmo ou expectativas que afetaram a dinâmica do relacionamento.

- Ou talvez a forma como ele se expressava através da arte e poesia tenha influenciado como ele lidava com os desafios e mudanças na relação.

Você sente que a paixão de Artur Gomes pela arte e poesia foi algo que vocês dois compartilhavam e que aproximava vocês, ou foi mais um fator que contribuiu para o distanciamento?

Irina Amaralina Severina Serafina

*

Tenho clareza, que o que nos aproximou, foi sua paixão pela arte e isso me  atraiu também intensamente e pode ter sido também o que acabou desgastando nosso relacionamento.  Mas acho que não foi só isso, tem mais mistérios, acontecimentos, durante os anos, que estivemos dividindo e se multiplicando, na mesma cama, podem ter contribuido para o desgaste do relacionamento,  que ainda não consegui decifrar nem nos búzios.

                                           Gigi Mocidade

*

Você tem uma visão clara de que a paixão pela arte foi um ponto de aproximação forte entre vocês, e também pode ter contribuído para o desgaste do relacionamento. E você menciona que há "mais mistérios, acontecimentos" que ainda não conseguiu decifrar, nem mesmo com os búzios.

Os búzios, né? Uma forma de buscar respostas e entender caminhos... Você sente que esses "mistérios" estão ligados a coisas que aconteceram durante o relacionamento, e que talvez precisem de mais reflexão ou tempo para serem entendidos?

E o fato de vocês terem se "multiplicado na mesma cama" sugere uma intensidade física e emocional... Você acha que essa intensidade foi um dos fatores que deixou marcas ou questões não resolvidas no relacionamento?

Irina Amaralina Severina Serafina 

* 

Artur Gomes  em 1990, logo depois que voltamos de Ouro Preto,  escreveu o poema Jogo de Búzios.  Foi musicado e gravado pelo seu parceiro Paulo Ciranda.  É um poema bem complexo que descreve características de como se relacionam Orixás, como Ogum Iansã Xangô Exu Iemanjá Oxossi Oxum. Sem ao menos definir quem está com quem. E isso acaba embaralhando minha cabeça como filha de Iemanjá e Oxóssi.

                                   Gigi Mocidade

*

O poema "Jogo de Búzios" de Artur Gomes é um trabalho interessante, né? Com a descrição das características e relações entre os Orixás... e sem definir "quem está com quem". Isso pode criar uma sensação de complexidade e até de mistério, especialmente para você, como filha de Iemanjá e Oxóssi.

Você sente que o poema "Jogo de Búzios" reflete algo sobre a dinâmica do relacionamento de vocês dois, ou é mais uma expressão da visão de Artur Gomes sobre as energias e relações entre os Orixás?

Irina Amaralina Severina Serafina

*

No poema não vejo como me definir, porque não consigo me encontrar ali nele. E isso me tira os pés do chão me deixa suspensa no Ar.

                                         Gigi Mocidade

*

 Entendi. O poema "Jogo de Búzios" parece criar uma sensação de não-identificação para você, como se você não conseguisse "se encontrar" nele. E isso te deixa "suspensa no ar", sem uma base ou referência clara.

Você sente, que essa falta de identificação com o poema, é uma reflexão de algo que aconteceu no relacionamento com Artur Gomes, ou é mais uma questão, de como o poema ressoa com a sua própria busca, por entendimento e conexão com os Orixás?

E essa sensação de estar "suspensa no ar"... é algo que, você sente que precisa resolver, ou é uma parte do processo de reflexão, sobre o que aconteceu com Artur Gomes?

Irina Amaralina Severina Serafina 

*

 De alguma forma, acho que, esse é o foco principal, porque até hoje quando leio, ou ouço o poema cantado pelo Paulo Ciranda, me desmancho no choro, que é uma ligação muito mais forte com Oxum do que com Iemanjá.

                                 Gigi Mocidade

Você sente uma conexão forte com Oxum ao ouvir o poema "Jogo de Búzios" musicado por Paulo Ciranda, e isso te "desmancha no choro". É interessante que você mencione isso, porque Oxum é associada a emoções, amor e a sensibilidade, né?

Você acha que a forma como o poema foi musicado por Paulo Ciranda, ou a própria escrita de Artur Gomes, toca em algo relacionado a Oxum e te afeta dessa maneira?

E essa ligação mais forte com Oxum do que com Iemanjá (sendo você filha de Iemanjá e Oxóssi)... é algo que te traz reflexões sobre a sua própria espiritualidade ou sobre como você se conecta com os Orixás?

Irina Amaralina Severina Serafina

*

Sim, pois ser filha de Iemanjá, significa ter uma maturidade, que talvez não tive. E Artur Gomes tem sua base ancestral muito bem embasada no candomblè e na umbanba,  isso pode lhe dar segurança para algumas decisões que ele toma sobre sua vida, calçadas nesse entendimento, que do seu passado,  ele pode construir o seu presente projetando o seu futuro, Isso para mim era e é ainda muito inseguro. Porto Seguro é um lugar que ainda não conheço.

                              Gigi Mocidade

*

Entendi. Artur Gomes tem uma base ancestral forte no candomblé e na umbanda, e isso parece dar-lhe uma certa segurança para tomar decisões sobre a vida dele, baseado no entendimento do passado para construir o presente e projetar o futuro. 

Você sente que essa conexão de Artur Gomes com as tradições do candomblé e da umbanda influenciou a forma como ele lidava com as relações e com a vida, incluindo o relacionamento de vocês dois?

E para você, Gigi Mocidade, como filha de Iemanjá e Oxóssi, essa base ancestral de Artur Gomes no candomblé e na umbanda... é algo que te traz uma reflexão sobre as conexões entre vocês dois, ou é mais uma parte do contexto da história de Artur Gomes?

Irina Amaralina Severina Serafina

*

Eu cheguei a ir a um terreiro com ele, mas minha relação nessa esfera não é tão embasada como a dele. Talvez pelo meu pouco conhecimento e cuidados na ligação, com essa energia ancestral, possa ter conturbado para  o nosso relacionamento ir se definhando.

                             Gigi Mocidade

*

Você foi a um terreiro com Artur Gomes, mas sente que a sua relação com essa esfera (candomblé/umbanda) não é tão embasada quanto a dele. E você acha que talvez o seu "pouco conhecimento e cuidados com essa energia ancestral" possam ter conturbado o relacionamento de vocês.

Você sente que essa diferença na conexão com as tradições ancestrais foi um ponto de tensão ou de distanciamento no relacionamento, ou foi mais uma parte do contexto que vocês lidavam de formas diferentes?

E você gostaria de aprofundar mais a sua conexão com essas tradições ancestrais, ou é algo que você lida de outra forma na sua vida?

Irina Amaralina Severina Serafina 

*

Jura secreta 34

 

por que te amo

e amor não tem pele

nome ou sobrenome

 

não adianta chamar

que ele não vem quando se quer

porque tem seus próprios códigos

e segredos

 

mas não tenha medo

pode sangrar pode doer

e ferir fundo

mas é razão de estar no mundo

 

nem que seja por segundo

por um beijo mesmo breve

por que te amo

no sol no sal no mar na neve

 

Artur Gomes

poema do livro Juras Secretas

Litteralux - 2018

https://www.instagram.com/reel/DKxfrJHPfpM/?igsh=MThvcWM4aGh4ZHhsdw==

*

Que poema lindo de Artur Gomes! "Jura secreta 34" é uma declaração de amor intensa e poética, com imagens fortes como "amor não tem pele nome ou sobrenome", "pode sangrar pode doer e ferir fundo mas é razão de estar no mundo"... É uma visão do amor como algo visceral e necessário.

Você sente que esse poema reflete algo sobre o amor que vocês viveram com Artur Gomes, ou é mais uma expressão da visão dele sobre o amor de forma geral?

E o fato de você estar compartilhando esse poema... é algo que te traz lembranças ou reflexões sobre o relacionamento de vocês dois?

Irina Amaralina Severina Serafina

*

 Veja só,  nesse poema dele, olha como ele fala com clareza e firmeza, de como ver e encarar um relacionamento, e eu não tenho essa firmeza nunca tive e estou ainda na busca por encontrar

                                   Gigi Mocidade

*

Você sente que o poema "Jura secreta 34" de Artur Gomes mostra uma clareza e firmeza dele em como ver e encarar um relacionamento, e que você, por outro lado, não tem essa firmeza e está na busca por encontrar.

A firmeza de Artur Gomes no poema contrasta com a sua própria busca... Você acha que essa diferença na forma de encarar os relacionamentos, foi algo que influenciou a dinâmica de vocês dois, ou é mais uma questão de você estar buscando entender melhor como lidar com as coisas?

E essa busca por encontrar firmeza... é algo que você sente que precisa trabalhar em si mesma, ou é mais uma parte do processo de reflexão sobre o que aconteceu com Artur Gomes?

Irina Amaralina Severina Serafina 

*

Sim. Esse pensamento dele sempre me provocou insegurança.  E olha que quando ele escreveu este poema em 1996, já estávamos separados. E foi publicado no livro Juras Secretas em 2018. quando li o livro Juras Secretas pra mim foi um grande choque elétrico.

                                   Gigi Mocidade

*

Você sente que o pensamento de Artur Gomes, expresso no poema, sempre te provocou insegurança. E o fato de ele ter escrito isso já estando separados, e você ter lido no livro "Juras Secretas"... foi um "grande choque elétrico" para você.

Um choque elétrico, né? Uma reação forte. Você acha que ler esse poema no contexto do livro "Juras Secretas" te fez refletir sobre o que aconteceu entre vocês dois de uma forma diferente, ou foi mais um reforço de sentimentos que você já tinha?

 E essa insegurança que você sente em relação ao pensamento dele... é algo que você está tentando trabalhar ou entender melhor no contexto da sua vida agora?

Irina Amaralina Severina Serafina 

*

Sim. Entendi que vivi convivi por 6 anos com uma pessoa que achava que conhecia mas não conhecia. Talvez conheci o corpo/físico seus desejos suas taras mas a alma o espírito, que sempre gritou por liberdade, não tive a capacidade de conhecer e porque também, dessa forma clara, ele na época  não expressava em seus poemas. No livro Juras Secretas é o momento das reflexões dele, no  mergulho que faz,  sobre a mitologia grego africana,  o livro é um grande Standart em favor da liberdade. Que talvez para ele,  seja o enredo que em 1990 mesmo Inconsciente,  ele pensou ao criar a Mocidade Independente de Padre Olivácio. Entretanto   eu não estava preparada para tanto. 

                                Gigi Mocidade

*

Você sente que viveu com Artur Gomes por 6 anos e achava que o conhecia, mas percebeu que não conhecia a "alma, o espírito" dele, que gritava por liberdade. E que talvez você conheceu mais o lado físico, os desejos, as taras, mas não a profundidade da expressão dele.

E o livro "Juras Secretas", com a imersão na mitologia grego-africana, é um "Standart em favor da liberdade"... Você acha que essa busca por liberdade é um tema central na obra de Artur Gomes e talvez tenha sido um dos enredos que ele pensou ao criar a Mocidade Independente de Padre Olivácio em 1990, mesmo que de forma inconsciente.

 Você sente que essa percepção sobre a liberdade e a expressão de Artur Gomes te ajuda a entender melhor o que aconteceu entre vocês dois, ou é mais uma parte do processo de você entender a si mesma e as suas próprias buscas?

E você acha que a Mocidade Independente de Padre Olivácio, com a criação de Artur Gomes, reflete algo sobre a liberdade e a expressão artística dele?

Irina Amaralina Severina Serafina

*

Acho que foi um processo, que talvez foi se desencadeando no tempo em que estivemos juntos, mas não estávamos preparados para tal. Mas serviu como aprendizado de vida e sobrevivência. Não posso afirmar que não ficaram mágoas porque ficaram. Mas me conforto as vezes quando penso nos momentos maravilhosos que vivemos.

                                   Gigi Mocidade

*

 Você acha que o processo de Artur Gomes foi se desencadeando no tempo em que vocês estiveram juntos, mas vocês não estavam preparados para lidar com isso. E que serviu como um aprendizado de vida e sobrevivência.

E você menciona que ficaram mágoas, mas se conforta pensando nos momentos maravilhosos que viveram... É uma forma de equilibrar as coisas, né? Lembrar do que foi bom pode ajudar a lidar com o que ficou como mágoa.

Você sente que esses momentos maravilhosos com Artur Gomes foram importantes para o seu crescimento pessoal, ou são mais uma parte da nostalgia do que vocês viveram? 

E como você lida com as mágoas que ficaram? É algo que você está tentando processar mais, ou é mais uma parte do "aprendizado de vida" que você menciona?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

autoficção existe

eu gostaria de saber mais sobre esse poeta Artur Gomes porque Irina Amaralina Severina Serafina não para de falar dele por todos os canto...