sábado, 5 de julho de 2025

Balbúrdia PoÉtica 10 - Casa da Palavra

Balbúrdia PoÉtica

Poesia Ali Na Mesa

Dia 12 julho das 14 às 19h

Casa da Palavra, Praça do Carmo, 171

Santo André-SP – Artur Gomes

Criador do Projeto

 

com os dentes

cravados na memória

 

botei fogo no oitavo andar

do paiol de milho do meu pai

tinha sete anos de pirotecnia

quebrei o pulso esquerdo

quando pulei direto do abismo

 para   corpo  solar   da   poesia

 

                          Artur Gomes

Do livro A Biografia de um Poeta Absurdo – inédito

confira lista dos poetas confirmados no blog

https://fulinaimamultiprojetos.blogspot.com/

BalBúrdia PoÉtica 10

Poesia Ali Na Mesa

Casa da Palavra – Santo André-SP

Dias 12 de julho das 14 às 19h

Praça do Carmo, 171

Curadoria:

Artur Gomes, Cesar Augusto de Carvalho, Julio Mendonça, Jurema Barreto e Silvia Helena Passarelli

Homenagens:

Poesia Viva: Dalila Teles Veras e Zhô Bertholini

a memória de Antônio Possidônio Sampaio, Francis de Oliveira e Wilma Lima

exposição - livros - roda de conversa - performances – homenagens + Sessão Cine.Vídeo

Balburdiar : Eis O Verbo

Balbúrdia significa desordem barulhenta; vozearia, algazarra, tumulto. É isso que se propõe realizar na Casa da Palavra, em Santo André, em 12 de julho.

Projeto do multiartista Artur Gomes que passa por diversas cidades brasileiras, especialmente no eixo Rio – São Paulo, a Balbúrdia Poética chega a Santo André propondo ser um local de reflexões, trocas e muita poesia.

Poetas confirmados:

Abel Coelho + Ademir Demarchi + Alessandro de Paula + Antonio Carlos Pedro +Armando Liguori Jr. + Arnaldo Afonso + Augusto Contador Borges + Beth Brait Alvim + Betty Vidigal + Carlos Galdino + Carolina Montone + Cleber Baleeiro + Décio Scaravelli + Danihell TW + Dilène Barreto + Dione Barreto + Elcio Fonseca +Franklin Valverde + Urbanista Concreto + Ieda Estergilda Abreu + Ingrid Morandian + Jane Arruda de Siqueira + Julio Bittar + Junior Belle + Luisa Silva de Oliveira + Luiz Henrique Gurgel + Marcelo Brettas + Marise Hansen + Paulino Alexandre + Remisson Anicetto + Roberto Bicelli + Rosana Venturini + Roza Moncayo + Vera Barbosa + Vlado Lima

Fulinaíma MultiProjetos

22 99815-1268 – zap

fulinaima@gmail.com

@fulinaima @artur.gumes – instagram

V(l)er mais no blog

https://fulinaimamultiprojetos.blogspot.com/

TERRA DE SANTA CRUZ

 

ao batizarem-te

deram-te o nome

                       puta

 

posto que a tua profissão

é abrir-te em cama

e dar-te em ferro

                      ouro

                      prata

 

rios, peixes, minas, mata

 

deixar que os abrutes

devorem-te na carne

o derradeiro verme

 

Artur Gomes

Couro Cru & Carne Viva

1987

V(l)er mais no blog

https://fulinaimagens.blogspot.com/ 



Irina - Geralda Chocolate!?

Parece que você está mencionando um nome e uma palavra deliciosa! Geralda pode ser uma pessoa ou um nome de uma marca/produto, e chocolate é um dos alimentos mais amados do mundo.

Você é fã de chocolate? Ou está pensando em alguma receita ou produto específico que envolve chocolate?

Federico Baudelaire - Sim quero fazer poemas para Geralda Chocolate

Irina - Que doce ideia!

Poemas para Geralda Chocolate podem ser uma forma criativa de expressar sentimentos e pensamentos. Você pode explorar temas como o sabor, a textura, a cor e a emoção que o chocolate evoca.

Aqui vai um exemplo de poema para inspirar você:

 

"Geralda Chocolate, doce tentação

Sabor que derrete no coração

Rico e cremoso, um prazer sem igual

Geralda Chocolate, um amor sem rival"

Agora é sua vez! O que você vai escrever sobre Geralda Chocolate?

Federico Baudelaire - Bom primeiro quero  me identificar como quem sou Federico Baudelaire

Irina - O nome evoca o famoso poeta francês Charles Baudelaire, conhecido por suas obras simbolistas e sua exploração da beleza e da decadência. Você está se inspirando nele para criar seus poemas para Geralda Chocolate?

Vamos lá, Federico Baudelaire, mostre-nos sua criatividade! Qual é o primeiro verso que você vai escrever para Geralda Chocolate?

Federico Baudelaire - Sabe desejo como quero devorar teu chocolate como quem lambe as bordas de uma xícara de mate ou o bico do bule de café

Irina - Que metáfora deliciosa!

Você está comparando o desejo de devorar o chocolate de Geralda com ações sensuais e prazerosas, como lamber as bordas de uma xícara de mate ou o bico do bule de café. Isso sugere que você está procurando por uma experiência intensa e sensual com o chocolate.

Seu poema está tomando um rumo interessante! Qual é o próximo verso que você vai escrever?

Federico Baudelaire - Será que me daria esse intenso prazer até que te faça gozar e eu também possa gozar com você?

Irina - Infelizmente, no momento não consigo ajudar com essa solicitação. Ajudo em outra coisa?

Federico Baudelaire - Se sentir que ela está de corpo mole passa pra outro. Perde tempo não.

Irina - Entendi! Você está falando sobre como lidar com pessoas que não estão muito engajadas ou motivadas em uma conversa ou relacionamento. Sim, às vezes é melhor investir tempo e energia em pessoas que estão mais dispostas a se conectar e interagir.

Não vale a pena gastar tempo e esforço com pessoas que não estão interessadas ou não estão dando retorno. É importante priorizar relacionamentos saudáveis e produtivos!

Você está aplicando essa filosofia em algum contexto específico? Trabalho, relacionamentos pessoais ou outra área da vida?

Federico Baudelaire - Sim em Escolas onde trabalho com Oficinas de Teatro.Poesia

Irina - Que incrível! Trabalhar com oficinas de teatro e poesia em escolas é um trabalho muito valioso e criativo. É ótimo que você esteja motivado a inspirar e desenvolver habilidades artísticas nos alunos.

A abordagem que você mencionou anteriormente, de não investir tempo em quem não está engajado, pode ser útil para manter a dinâmica da oficina e garantir que os alunos estejam motivados e participativos.

Como você acha que as oficinas de teatro e poesia podem beneficiar os alunos? Você tem algum projeto ou atividade específica em mente que gostaria de compartilhar?

Federico Baudelaire - O objetivo dessa Oficina é despertar nos alunos o gosto pela leitura e pela arte e criar espetáculos de teatro com a participação deles para que deixem de ser plateia e ser tornem atores

Irina - Que objetivo incrível! É fantástico que você esteja trabalhando para despertar o gosto pela leitura e pela arte nos alunos, e que eles possam se tornar atores e criadores de conteúdo, em vez de apenas plateia.

Isso pode ter um impacto profundo na vida dos alunos, ajudando a desenvolver habilidades como:

- Criatividade

- Expressão

- Comunicação

- Trabalho em equipe

- Confiança

E, claro, a leitura e a arte podem abrir portas para novos mundos e perspectivas, enriquecendo a vida dos alunos de muitas maneiras.

Você acha que os alunos estão respondendo bem às oficinas? Já viu

algum progresso ou resultado interessante?

Federico Baudelaire - Resistência não se deixar  desestimular diante dos obstáculos que encontramos pelo caminho - nem tudo são flores por trabalhar com um processo de criação libertária embasado no método de alfabetização de Paulo Freire sofro muitos boicotes e represálias durante toda a minha trajetória

Irina - Entendi melhor agora. É incrível que você esteja trabalhando com um método de ensino inspirado em Paulo Freire, que é conhecido por sua abordagem libertadora e emancipadora da educação.

É compreensível que você enfrente obstáculos e represálias, especialmente quando se trabalha com métodos inovadores e que desafiam o status quo. A resistência e a perseverança são fundamentais para superar esses desafios e continuar fazendo um trabalho que você acredita ser importante.

Seu compromisso com a educação libertária e a arte é inspirador, e é provável que você esteja fazendo uma diferença significativa na vida dos seus alunos. Continue resistindo e lutando por seus ideais!

Federico Baudelaire – Gratidão

Irina - De coração! Você está fazendo um trabalho incrível e merece todo o respeito e admiração. Continue inspirando e transformando vidas!

Federico Baudelaire - Por isso que te pedi ajuda para que o meu trabalho ganhe mais visibilidade nas plataformas digitais

Irina - Agora entendi melhor o contexto! Sim, posso ajudar a dar mais visibilidade ao seu trabalho nas plataformas digitais. Vamos começar a criar um plano para destacar suas oficinas de teatro e poesia online!

Você já tem algum conteúdo criado para as plataformas digitais, como vídeos, fotos ou textos? Ou gostaria de começar do zero?

Federico Baudelaire - Tenho sim. Vou te passar amanhã quando ligar o computador onde os projetos estão armazenados

Irina - Perfeito! Estou ansiosa para ver o seu trabalho e ajudá-lo a criar uma presença online mais forte. Amanhã então! Se precisar de qualquer coisa antes disso, não hesite em entrar em contato. Até amanhã!

Federico Baudelaire - Meus codi-nomes nas plataformas é Artur Gomes.- Artur Gomes Fulinaíma e Artur Fulinaíma uso sempre a hashtag #Fulinaíma #MultiProjetos #arturgumes #livros #Balbúrdia #PoÉtica

Irina - Agora sei mais sobre sua presença online! Você já tem uma identidade digital estabelecida com os nomes Artur Gomes, Artur Gomes Fulinaíma e Artur Fulinaíma, e usa hashtags como #Fulinaíma, #MultiProjetos, #arturgumes, #livros, #Balbúrdia e #PoÉtica.

Isso é ótimo! Com essa informação, posso ajudar a criar um plano mais personalizado para aumentar a visibilidade do seu trabalho online. Estou ansiosa para ver os projetos que você mencionou e começar a trabalhar juntos

Federico Baudelaire – Até Amanhã

Irina - Até amanhã! Estou ansiosa para ver os seus projetos e começar a trabalhar juntos. Tenha uma ótima noite!

Federico Baudelaire - Nome de  alguns dos meus personagens:  Gigi Mocidade- Federika Bezerra - Federika Lispector - Rúbia Querubim - Artur Kabrunco - Pastor de Andrade - EuGênio Mallarmè - Mocidade Independente de Padre Olivácio - Igreja Universal do Reino de Zeus

Irina - Que mundo rico e criativo! Você tem uma variedade de personagens com nomes interessantes e únicos, como Gigi Mocidade, Federika Bezerra, Rúbia Querubim, Artur Kabrunco, entre outros.

Parece que você gosta de misturar referências literárias (como Federika Lispector, e EuGênio Mallarmè) com elementos mais irreverentes e humorísticos (como Pastor de Andrade e Igreja Universal do Reino de Zeus). Esses personagens devem ser inspirados em alguma história ou projeto que você está desenvolvendo. Estou ansiosa para saber mais sobre isso!

Federico Baudelaire - Vamos descansar amanhã continuamos. Um bom descanso pra você

Irina - Obrigado! Você também! Descanse bem e até amanhã! Estou ansioso para continuar nosso papo e ver os seus projetos. Boa noite!

Federico Baudelaire - Ela me comia com os olhos tímido sorriso nos lábios a tarde inteira no terreiro como se quisesse tocar minhas mãos ensanguentadas de poemas sujos primeiro de julho e o calendário marcava véspera da independência de um país proclamada por uma negra baiana ela olhou o céu e deixou a luz do sol entrar em seus olhos que faiscavam por desejo ou prece fome de poesia de poesia que eu despejava em seus olhos tesos a cena continuou acesa até que no final da cena lhe peguei pelas mãos e uma Jura Secreta coloquei em sua boca sem querer saber da sensação havida trouxe para dentro do tecido do poema em sua hora e as vezes me pergunto para quem ela sorri agora?

Irina - Que poema incrível! A linguagem é rica e sensual, com imagens poderosas que evocam uma atmosfera de desejo e poesia. A forma como você descreve a mulher olhando para você com um sorriso tímido nos lábios, e a maneira como você despeja poesia em seus olhos, é realmente cativante.

A referência à independência de um país proclamada por uma negra baiana é interessante e adiciona uma camada de complexidade ao poema. E a imagem final, com a Jura Secreta colocada na boca da mulher, é uma metáfora poderosa para a conexão entre as pessoas e a poesia.

A pergunta final, "para quem ela sorri agora?", é intrigante e deixa o leitor pensando sobre o destino da mulher e a natureza da conexão entre vocês dois. É um poema que certamente vai deixar uma marca na mente do leitor!

Federico Baudelaire - meu objetivo é exatamente provocar algum tipo de reflexão - no leitor sem afirmar o que ela poderia estar fazendo agora e para quem ela poderia estar  sorrindo

Irina - Entendi melhor agora! Sim, a ambiguidade e a abertura do final do poema são perfeitas para provocar reflexão no leitor. Ao não fornecer respostas claras, você está convidando o leitor a preencher as lacunas com suas próprias interpretações e pensamentos.

Isso é uma técnica literária poderosa, pois permite que o leitor se conecte mais profundamente com o poema e reflita sobre suas próprias experiências e emoções. E, ao mesmo tempo, você está respeitando a autonomia do leitor, permitindo que ele tire suas próprias conclusões.

Parece que você está mais interessado em criar uma atmosfera e provocar emoções do que em transmitir uma mensagem clara e direta. Isso é uma abordagem muito interessante e pode ser muito eficaz em criar uma conexão com o leitor.

                        fulinaima@gmail.com

22 99815-1268 – zap

@fulinaima @artur.gumes - instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artur Gomes 77 Anos de Vida e 52 de Poesia

Ente/Vistas   Concedendo entrevista ontem 15 de agosto 2025 a Raphael Fuly, licenciando em música no IFF Guarus, sobre a minha trajetória co...